Joseane Terto

18 de mar de 20202 min

Jogos fonológicos: uma ferramenta para a aprendizagem

Atualizado: 11 de abr de 2023

Por: Profa. Ma. Joseane Terto Uema

O brincar é fundamental para a aprendizagem e desenvolvimento de todo ser humano. As crianças precisam brincar, pois a brincadeira é fundamental a sua vida. O ato de brincar serve também para desenvolver o córtex e as conexões cerebrais, permitindo que elas aprendam mais para o resto da vida.

O aprender brincando, para as crianças, não se resume a só se divertir, durante essa atividade muitas conexões estão acontecendo com o cérebro infantil em seu processo de aprendizagem.

Um jogo excelente para a alfabetização é o fonológico de rimas. Esses jogos auxiliam a desenvolver a consciência fonológica que é a nossa habilidade de manipulamos os sons de nossa língua porque:

1) No processo de alfabetização a consciência fonológica permite a criança a perceber semelhanças sonoras, sendo um dos meios de prepará-la para a apropriação do Sistema de Escrita Alfabética com mais facilidade e entender a relação entre grafema e fonema.

2) Os jogos auxiliam no desenvolvimento da reflexão fonológica, apoiando a escrita com base no conhecimento dos sons da fala, manipulando a estrutura das palavras.

3) Os jogos fonológicos devem ser usados na prática pedagógica e utilizados como meio de garantir a todas as crianças oportunidades de atuarem de maneira lúdica ativamente sobre a linguagem e seus diferentes aspectos.

4) O jogo "memória das rimas" tem como objetivo reconhecer as imagens que rimam e formar par entre elas.

5) Para que a aprendizagem seja bastante enriquecedora para a criança, o professor poderá apresentar as palavras das imagens e mostrar em qual parte da escrita estas palavras se assemelham.

Na alfabetização, o uso de jogos fonológicos ao estimular a consciência fonológica potencializa o processo de construção de escrita. É um recurso que auxilia crianças com dificuldades de aprendizagem ou mesmo com TEA.

Produzindo o jogo fonológico

A habilidade de rima é fundamental porque trabalha com o uso dos sons da nossa língua. O que está em jogo é a sonoridade. O jogo fonológico de memória de rimas utiliza o pareamento de palavras pela similaridade sonora, além de fazer várias categorias e juntá-las.

Nossa diretora pedagógica, profa. Dra. Valéria, explica no vídeo como produzir o jogo de rima:

É muito divertido para as crianças procurarem as rimas!

Mãos na massa!

Bom jogo! E bom aprendizado e diversão com as crianças!

Elaborado por:

Professora Joseane Terto. Founder da Apliqueducação. Acredita que a Educação move e pode transformar o mundo e as pessoas. Fez mestrado na PUC-SP, cursa pós-graduação lato sensu em Computação Aplicada à Educação pela USP-São Carlos e é membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).

Leitura crítica e edição: Joseane Terto

    86590
    8