• Joseane Terto

De uma amizade da PUC para a vida... e agora na Apliqueducação

Atualizado: 30 de Set de 2019



A minha chegada à ApliquEducação tem uma história que teve início em 2011, ao ingressar no Doutorado na PUC-SP no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação e tive o privilégio de conhecer a amiga Joseane Terto, que também iniciava seus estudos neste mesmo programa. Durante o percurso dos estudos sempre realizamos vários trabalhos acadêmicos, e, juntas compartilhávamos muitos conhecimentos no campo da Ciência Cognitiva da Leitura e sobre as práticas de alfabetização que funcionavam e davam certo em sala de aula, tanto com crianças típicas e atípicas. Estas atividades sempre desenvolvidas com o uso de materiais concretos e por meio de jogos fonológicos e tecnológicos. Depois, tivemos as nossas defesas, a da Joseane em 2014 e a minha em 2015. E, desde então, nunca mais perdemos o contato e as partilhas de sucesso que conquistávamos ao longo de nossas vidas.


E neste ano de 2019, nos aproximamos novamente, primeiro para aplicar o Mundo das Letras num projeto que atende crianças com dificuldades de aprendizagem e depois para fazer parte de um sonho inicialmente da Joseane que agora também se torna um pouco meu, o de oferecer soluções pedagógicas para a alfabetização no intuito de contribuir com os índices alarmantes de crianças em idade avançadas que ainda não se encontram alfabetizadas. O que nos move é saber que os números de crianças não alfabetizadas na idade certa ainda apresentam um crescimento vertiginoso e como professoras devemos fazer algo, de modo a criar possibilidades de aprendizagem por meio de uma alfabetização interativa e dinâmica, que contribua com a diminuição da defasagem escolar por meio de jogos criativos, que tenham base científica e advindas de pesquisas acadêmicas.


Acredito que posso contribuir com a ApliquEducação, por conta de minhas experiências e formação. Sou pedagoga, pós-graduada em Gestão Escolar, mestre em Educação e Doutora em Psicologia da Educação. Atuei durante uns 20 anos na Educação Básica em escolas públicas e particulares, mas agora no ensino superior trabalho com a formação de professores, tanto na graduação como em pós-graduação, sendo Coordenadora de Curso de Licenciatura em Pedagogia, Coordenadora de Curso de Pós-graduação em Alfabetização e Letramento, mas também professora.


Você pode estar se perguntando, mas com tantas atividades ainda entrou nesta startup? E minha resposta é....SIM. Pois tenho muito a aprender e ensinar neste novo desafio e por isso sou professora na essência da palavra, daquelas que carrega consigo a inquietude pedagógica, que tem DESEJO, VONTADE E INTERESSE em contribuir para termos um mundo melhor, com pessoas – crianças, jovens e adultos, que saibam ler e escrever, não apenas o decodificar e codificar, mas entender o mundo, tecer críticas, obter autonomia para tomar decisões e assim se sintam VERDADEIRAMENTE parte da VIDA e do MUNDO.


E assim, concluo um pouco da minha chegada na APLIQUEDUCAÇÃO. Com as palavras de Madalena Freire “Para aprender e ensinar é necessário desejar. Termômetro de vida é o desejo, a constatação da falta. O desejo nos mantém despertos, acesos na busca do que nos falta. E sempre nos falta... Somos sujeitos porque desejamos, sonhamos, criamos. O desejo nos impulsiona na nossa curiosidade de encontrar respostas, na nossa vontade de fazer, no nosso interesse de conhecer, na nossa necessidade de aprender”.


Que seu desejo em propiciar uma alfabetização de fato ao seu aluno, ao seu filho e na sua escola o traga para ApliquEducação! Estamos esperando por você!



0 visualização

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2019 por Apliqueducação.

CONTATO

WhatsApp: 11 99667 8051

E-mail: contato@apliqueducacao.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram