• Joseane Terto

Existe um cérebro feminino?

Atualizado: Mar 11


Mulheres utilizam mais o lado direito do cérebro, por isso são mais intuitivas, emocionais, fazem mil e uma tarefas de uma única vez.


Enquanto os homens são mais racionais, menos emotivos, tem grandes habilidades em exatas.


Tudo isso você já deve ter ouvido em algum momento da sua vida. Será verdade?


Estamos fadados a ser aquilo que biologicamente nosso gênero impõe?


Então vamos explorar o que a Neurociência tem a nos dizer!


Cérebros masculinos pesam e média 1,4 kg, enquanto os cérebros femininos pesam em média 1,2 kg, erroneamente olhando para estes dados podemos chegar a conclusão de que o cérebro masculino tem mais capacidade intelectual por ser maior.



Vamos falar mais sobre isso, primeiramente o dado vem em média, isso quer dizer que é relativo ao peso corporal de cada pessoa, então, em média os homens pesam mais que as mulheres e, portanto, seu cérebro é cerca de 200g mais pesado que o cérebro feminino. Ou seja, uma mulher com mais peso corporal pode ter o cérebro mais pesado e vice-versa.


Mas o peso não quer dizer nada?
Não, pois o que influencia a inteligência, as habilidades, a forma de se expressar, de demonstrar empatia são as conexões neuronais representada por uma massa branca, que significa que os neurônios mantêm conexões “firmes” entre si. 

Vejamos, você já ouviu falar de Albert Einstein?


Com certeza sim, e possivelmente já escutou sobre seu QI (Quociente Intelectual) estimado em 160, isso quer dizer que a inteligência de Einstein é de um gênio.


Albert Einstein alcançou uma dimensão só comparável a do filósofo grego Aristóteles e a do físico Isaac Newton. A sua Teoria da Relatividade deu a chave para a explicação da origem do Universo e para a desintegração do átomo, foi o marco fundador da Física Contemporânea, com repercussões em outros ramos da Ciência.



Dono de um cérebro magnífico com grandes habilidades em vários campos da Ciência, foi alvo de grandes especulações acerca de seu cérebro. Este por sua vez foi estudado pós morte onde se constatou que esse Gênio da humanidade tinha um cérebro que pesava cerca de 1,2 kg, ou seja, do tamanho da média de um cérebro feminino!


As Neurociências nos mostra que o tamanho do cérebro, não diz respeito as habilidades ou a possíveis incompetências, e sim as influências que recebemos do meio em que vivemos desde o ventre materno.


Nosso comportamento é moldado pelos nossos padrões neurais, ao mesmo tempo em que o nosso comportamento influência esses padrões, ou seja, nada é pré-determinado, tudo pode ser mudado.



Mulheres não se preocupem!


Vocês podem ser o que quiserem!


O desempenho feminino vai depender exclusivamente do que a Neurociência chama de expectativa, ou seja, do quão motivada você está para desempenhar qualquer papel.

Não acredite que você é mais intuitiva e emocional e por isso, tem que se dedicar as áreas humanas e/ou artes.


Você pode ser o que quiser ser, desde que tenha motivação para isso!


O seu desempenho vai depender do quanto se dedica para fazer o que deseja, é a prática que determina a habilidade/talento, as Olímpiadas nos mostram isso.


Treino, foco, tempo e dedicação são fatores essenciais para que possam ser aquilo que desejarem ser!

Nada de fazer mil coisas ao mesmo tempo, preste atenção em algo e faça-o consciente, atividades concomitantes ao invés te tornarem uma mulher multitarefas, podem aumentar seu grau de estresse e consequentemente diminuir seu rendimento, fazendo com que se sinta com menos valia.


Portanto, nada de profissão feminina ou masculina, decida o que você quer ser hoje dedique-se, empenhe-se, mantenha-se motivada e com certeza terá muito sucesso!




Elaborado por:

Professora Kelly Cristina, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Neuroaprendizagem, Neuropsicóloga formada CDN-UNIFESP. Faz parte da equipe diretiva pedagógica da ApliquEducação.


Acredita que a Educação e a Neurociência devem caminhar juntas, o bem-estar favorece a aprendizagem e por meio dos jogos pedagógicos essa união acontece de forma prazerosa e eficaz!

107 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2019 por Apliqueducação.

CONTATO

WhatsApp: 11 99667 8051

E-mail: contato@apliqueducacao.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram