Por: Profa. Ma. Joseane Terto Uema
O que define um jogo sério é o fato dele ser criado para um propósito que não é apenas divertir, no nosso caso é juntar a diversão com a alfabetização, que é o Mundo das Letras.
Games físicos são usados para educação pelo menos desde o século XX e se tornaram muito populares em salas de aula nos anos 60 e 70.
Nos anos 2000, o termo serious games passou a ser usado para designar jogos eletrônicos que ensinavam.
Esses jogos viraram tema de estudos de gente grande como o acadêmico Henry Jenkis, no respeitado MIT (Instituto de Tecnlogia de Massachusetts), e até um movimento liderado por David Rejecsk e Ben Sawyer.
No começo dos anos 2000, também, surgem os primeiros jogos jornalísticos (newsgames) criados por Gonzalo Frasca e Ian Bogost, que trazem uma pegada ativista forte.
Entre os jogos sérios de destaque estão o jogo da Anistia Internacional para Facebook, a iniciativa CityOne, da IBM, que pretendia lidar com sistemas complexos, o jogo de tabuleiro Freedom (em que os jogadores vivem abolicionistas no período da escravidão americana) e newsgames como Darfur Is Dying.
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