top of page
  • Foto do escritorJoseane Terto

Como transformei o meu mestrado na Startup Apliqueducação

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Por: Profa. Ma. Joseane Terto Uema


Sempre que apresento o aplicativo Mundo das Letras as pessoas me perguntam como surgiu a ideia de desenvolvê-lo e por que ele é uma tecnologia diferente das que estão no mercado. Para explicar melhor é preciso voltar alguns anos... e chegar em 2012, ano que ingressei no mestrado em Psicologia da Educação na PUC. Escolhi pesquisar a área cognitiva porque sempre me fascinou como as crianças (pessoas) apreendem, como são os seus processos de aprendizado e com o cérebro processa o conhecimento. Assim, comecei estudar a Ciência da Leitura, o que me fascinou, pois estudos mostravam como o cérebro aprende a ler e, como na época trabalhava em uma multinacional de educação que desenvolvia diversos materiais, pensei em juntar a minha experiência profissional com a acadêmica, surgindo a concepção inicial do aplicativo Mundo das Letras. A tecnologia desenvolvida ofereceria às crianças uma ferramenta lúdica que permitiria, por meio de personagens intergalácticos, conhecer o Mundo do alfabeto.



Em 2013, com o protótipo da tecnologia desenvolvida apliquei em um grupo de 60 crianças e ao final de um mês de uso do aplicativo analisamos a utilização dele antes e depois, e obtivemos um resultado muito positivo, as crianças avançaram mais de 50% no Mundo do Alfabeto. Quando defendi a minha dissertação, a própria banca sugeriu aperfeiçoar o meu protótipo e oferecê-lo ao mercado. Ao pesquisar as tecnologias voltadas para a alfabetização vi que não existiam muitas no mercado com base científica e, então, após a defesa, pesquisei o mercado e refazendo o aplicativo com as aprendizagens da pesquisa acadêmica e de mercado.


Vários percalços aconteceram, mas nunca abandonei a ideia de produzir aplicativos para a alfabetização e, então, em 2018, uma amiga que conhecia meu projeto me apresentou ao Speed Mentoring do Sebrae. Após o conhecimento passado pelo programa vi que era hora de tirar a ideia da Apliqueducação do papel e caminhar para o próximo passo que foi me inscrever no Programa de Incubadora, também do Sebrae.


Disputei com mais de 117 projetos de negócios e fui selecionada entre as 15 Startups.


Já validei o problema e a solução, e agora caminho para colocar a solução no mercado! E sem dúvida, muita gente foi somado ao time e agora temos até a área de marketing e comunicação. Essa é um pouca da história da Apliqueducação e outro momento explicarei mais sobre o aplicativo e como estamos caminhando na estrada do empreendedorismo...


...Vai ficar de fora dessa, já somos um sucesso, venha conosco nessa viagem!

221 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page