top of page
  • Foto do escritorJoseane Terto

O que é um propósito para você?

Atualizado: 11 de abr. de 2023

Por: Profa. Ma. Joseane Terto Uema


No dicionário “propósito” é a “intenção de se fazer algo” ou “aquilo que se busca alcançar”. Quando pensamos em nossas vidas, “propósito” faz muito sentido ao pensarmos em família, projetos pessoais, viagens etc., mas para mim ela uma palavra completa quando penso o que me motivou a empreender na Apliqueducação 🚀 ou quando as pessoas querem saber por que focar energia/soluções para a alfabetização?

Porque se você leu o primeiro parágrafo não faz parte dos mais de 13 milhões de analfabetos no Brasil (Unesco, 2017) e se leu e compreendeu o que escrevo também não faz parte dos 50,99% que estão abaixo do básico em leitura (Pisa, 2015). Quando olho esses dados vejo um desperdício de talentos, pois sem uma educação de base, o país não avançará em seus índices educacionais.


Por isso, foco energia, pesquisa e soluções para a alfabetização pois, ainda hoje, um em cada dez crianças não consegue concluir a alfabetização nas escolas da rede pública (Censo Escolar, 2017), ou seja, 11,6% dos estudantes são reprovados ao fim do terceiro ano do ensino fundamental. A criança que desenvolve o seu processo de alfabetização terá o prazer de descobrir o mundo encantado de todas os livros que quiser! Lembro quando li o meu primeiro livro que ganhei da minha mãe quanto orgulho sentia ao poder ler aquelas palavras e cada uma que lia, uma história aparecia na minha frente: reis, dragões, monstros, fantasmas e tantos personagens que guardo ainda hoje nas minhas memórias.


A Apliqueducação 🚀 tem em seu propósito que todas as crianças possam ter o direito de ler e consigam ter muitas memórias afetivas de infinitas histórias e personagens!




181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page