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Leitura digital na escola: por que ensinar e como fazer?

  • Foto do escritor: Joseane Terto
    Joseane Terto
  • 14 de mai.
  • 4 min de leitura

Por: Profa. Ma. Joseane Terto Uema



Vivemos em uma sociedade profundamente marcada pela cultura digital. As práticas de leitura, antes restritas ao papel, agora se expandem para múltiplas plataformas — tablets, celulares, computadores — e em formatos multimodais, como vídeos legendados, hipertextos, infográficos, podcasts e redes sociais.


Diante desse cenário, é essencial que a escola amplie sua concepção de leitura e alfabetização para além do texto impresso, preparando os estudantes para navegar criticamente em ambientes digitais.

 

A leitura digital é mais do que transferir para a tela aquilo que se fazia no papel. Segundo Roxane Rojo (2013), os textos digitais demandam múltiplos letramentos, pois combinam linguagens verbal, visual, sonora e cinética. Isso significa que a escola precisa ensinar seus alunos a ler hiperlinks, interpretar vídeos com legendas, navegar por menus e reconhecer diferentes gêneros que circulam online. Como reforça Lankshear & Knobel (2008), o letramento digital é uma prática social situada, que envolve habilidades cognitivas, técnicas e sociais.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já reconhece esses novos desafios. Ela destaca, no campo da leitura e das práticas de linguagem, a importância de trabalhar com diferentes suportes e formatos de texto, inclusive os digitais.



A BNCC da Computação, por sua vez, traz como eixo central o pensamento computacional, que, articulado à leitura digital, estimula a resolução de problemas, a análise crítica de dados e a criação com tecnologia. Implementar atividades de leitura digital desde os anos iniciais do Ensino Fundamental proporciona aos alunos ganhos significativos. Dentre eles:


1) Desenvolvimento da criticidade: aprender a diferenciar informações confiáveis de fake news e reconhecer a intenção de textos publicitários ou de opinião.

2) Aumento do engajamento: recursos multimídia tornam a leitura mais atrativa para as novas gerações.

3) Autonomia e navegação: os alunos aprendem a interagir com plataformas educativas, pesquisar e construir conhecimento de forma ativa.

4) Inclusão digital e letramento crítico: ao democratizar o acesso às ferramentas e aos conteúdos digitais, contribui-se para reduzir desigualdades educacionais e formar cidadãos mais preparados para a vida em sociedade.


Diante disso, propomos a seguir um plano de aula para professores do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com sugestões práticas e alinhamento às competências da BNCC e da BNCC da Computação. A proposta visa iniciar ou aprofundar o trabalho com leitura digital em sala de aula, promovendo o letramento multimodal e a alfabetização digital.


PLANO DE AULA


Aprender com tecnologia: leitura, pesquisa e criação digital


Ano: 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental

Duração: 2 aulas (50 minutos cada)

Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa e Pensamento Computacional

Modalidade: Ensino híbrido (rotação por estações ou laboratório rotacional)

 

Objetivos de Aprendizagem:


  • Desenvolver habilidades de leitura e interpretação.

  • Utilizar recursos digitais para buscar informações e criar conteúdo.

  • Promover a autonomia e a colaboração entre os alunos.

  • Estimular o pensamento computacional e a criatividade.

 

Habilidades da BNCC – Língua Portuguesa:


  • EF15LP04: Localizar informações explícitas em textos.

  • EF15LP05: Identificar o tema de um texto.

  • EF15LP10: Utilizar recursos de tecnologias digitais de informação e comunicação para produzir textos.

 

Habilidades da BNCC de Computação:


  • CT3CO01: Utilizar dispositivos digitais para acessar e explorar conteúdo.

  • CT3CE01: Realizar atividades colaborativas utilizando tecnologias digitais.

  • CT3CI01: Representar dados e informações com o uso de tecnologia digital.

 

 

Etapas da Aula


1. Abertura (15 minutos) – Estímulo e sensibilização


  • Iniciar com uma pergunta norteadora como, por exemplo:

    Você já aprendeu algo vendo um vídeo na internet? O que era?

  • Apresentar um vídeo curto / curta-metragem (3 minutos) de um canal educativo sobre um tema de interesse da turma (como: meio ambiente, alimentação saudável, cultura popular etc.).

 

2. Rotação por Estações (30 minutos): Organizar a turma em 3 estações:


  • Estação 1 – Leitura digital (tablet ou computador): leitura de um texto jornalístico infantil no site Joca ou outro confiável.

  • Estação 2 – Produção escrita colaborativa: criação de uma notícia da turma com base em um tema real (exemplo: o projeto da horta, visita escolar etc.).

  • Estação 3 – Jogo digital educativo: uso de plataformas como Kahoot para gamificar a leitura com perguntas sobre o texto lido.

 

3. Encerramento (20 minutos):


  • Compartilhar as notícias criadas e discutir o uso de tecnologia para aprender.

  • Convidar os alunos a refletirem: “O que você aprendeu hoje usando a internet?”

  • Registro no caderno: o que mais gostou e o que aprendeu em cada estação.

 

Avaliação:

  • Participação nas estações.

  • Clareza e criatividade na produção de textos.

  • Engajamento com os recursos digitais.

  • Interação com os colegas e colaboração.

 

Sugestão de projeto:


  • Criar um mural digital com as notícias usando o Padlet ou Canva.

  • Gravar um podcast com a turma sobre o tema lido.

 

 




Professora Joseane Terto. Founder da ApliqueEDU. Acredita que a Educação move e pode transformar o mundo e as pessoas. Fez mestrado na PUC-SP, pós-graduação lato sensu em Computação Aplicada à Educação pela USP-São Carlos e é membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).













Leitura crítica e edição: Joseane Terto


 
 
 

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