• Joseane Terto

Os pequenos cientistas e a BNCC


As crianças são naturalmente curiosas, querem saber mais sobre os animais, plantas, flores e tudo mais que as cerca. Toda criança nasce cientista ou como coloca Jean Piaget, elas são como "pequenos cientistas", pois fazem experiências com o mundo ativamente.


Para Piaget, os pequenos têm uma relação ativa com o mundo a sua volta e com os outros e isso é o ponto de partida para o desenvolvimento da criatividade e da autonomia, pois é a interação deles com o entorno que possibilita que formulem questionamentos, busquem respostas, descubram e construam o conhecimento.


Jean Piaget foi biólogo e dedicou toda a vida à observação científica rigorosa para compreender o processo de aquisição de conhecimento pelo ser humano, em especial, pela criança.

Desde muito pequenas elas têm um fascínio por animais, sejam eles cachorros, gatos, peixes, coelhos besouros entre outros. Elas os observam como: andam, se alimentam, agem e interagem com outros da sua espécie e com os seres humanos. Não à toa, os filmes infantis que aparecem animais acabam sendo um sucesso, pois prendem a atenção delas e podem ser usadas como um excelente suporte para aprender mais sobre os bichos.





Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) o ensino de Ciências deve ser realizado em torno de três unidades temáticas que se repetem ano a ano: 1) Matéria e Energia; 2) Vida e Evolução e 3) Terra e Universo.


Assim, é preciso organizar situações de aprendizagem partindo de questões que sejam desafiadoras e que estimulem o interesse e a curiosidade científica dos estudantes e possibilitem definir problemas, levantar, analisar e representar resultados; comunicar conclusões e propor intervenções.


O objetivo principal da BNCC de Ciências é proporcionar aos estudantes o contato com processos, práticas e procedimentos da investigação científica para que sejam desde a Educação Infantil capazes compreender o mundo que vivem. 

Há muitos filmes infantis com animais, mas vamos destacar um bicho que faz muito sucesso entre os pequenos e está nos filmes como “O Rei Leão” e “Madagascar”: os suricatos (também chamados de suricata ou suricate).


Os suricatos são conhecidos pela maneira como se apoiam nas patas traseiras para vigiar seus inimigos, sempre muito atentos!


Vamos conhecer esses curiosos animais?




Plano de aula: os animais e os filmes infantis


Elaboramos uma sugestão de plano de aula para você trabalhar as habilidades de investigação científica por meio de filmes infantis com o uso das novas tecnologias.


Componente curricular: Ciências

Unidade temática: Vida e evolução: propõe o estudo de questões relacionadas aos seres vivos (incluindo os seres humanos), suas características e necessidades.

Tempo sugerido: 50 minutos

Ano: 2º e 3º anos do Ensino Fundamental

Competências específicas:

Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza.


Utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informação e comunicação para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas das Ciências da Natureza de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.


Objeto do conhecimento: Seres vivos no ambiente e Características e desenvolvimento dos animais

Habilidades da BNCC:

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.


(EF03CI05) Descrever e comunicar as alterações que ocorrem desde o nascimento em animais de diferentes meios terrestres ou aquáticos, inclusive o homem.


Orientações de Desenvolvimento:

1º) Professor apresente para os alunos o tema da aula de hoje “os animais e os filmes infantis”.


2º) Converse com as crianças, de modo que cada uma delas possa falar um pouco sobre quais filmes lembram que assistiram que tenham animais em seu enredo.


3º) Professor faça uma lista dos filmes citados por elas e forma a criar um catálogo de filmes que possam ser assistidos posteriormente por eles.


4º) Provavelmente um dos filmes citados será “O Rei Leão” e “Madagascar”, se não for lembre a eles. Pergunte os animais que aparecem nesses filmes, faça uma lista e os coloque em ordem alfabética, é uma forma deles praticarem o gênero lista.


5º) Professor, destaque o bicho suricato que caso não aparece na lista deles, os faça lembrar do nome desse bicho.


6º) Por meio do computador da escola ou outro dispositivo os ensinem a fazer a busca por dois sites:

https://bit.ly/2A8IVQb

https://bit.ly/3gm4TzQ


É preciso ressaltar para as crianças que é importante buscar em uma pesquisa fontes que sejam confiáveis, explicando a eles que são fontes que são de lugares que produzem informações que são de fato pesquisadas, estudadas e verdadeiras como é o caso do Aquário de São Paulo.


7º) As crianças devem fazer anotações sobre o modo de vida, de que lugar esse animal habita, quais são os seus hábitos alimentares, se eles ficam sós ou em grupo entre outros dados. O que se esperar e desenvolver neles habilidades como: I) Observar o mundo a sua volta e fazer perguntas, II) Analisar demandas, delinear problemas e planejar investigações e III) Propor hipóteses.


8º) Após a pesquisa peça que eles montem um mural coletivo com os dados levantados (se possível com fotos). É preciso ajudá-los a separar por seção os dados coletados: alimentação, local que vive, comportamento e características físicas.


9º) Para completar a pesquisa, assista com eles o passeio virtual que o Zoológico de São Paulo fez durante o período da pandemia; um dos primeiros animais que aparecem são os curiosos suricatos: https://bit.ly/2TGsamx



Elaborado por:

Professora Joseane Terto. Founder da Apliqueducação. Acredita que a Educação move e pode transformar o mundo e as pessoas. Fez mestrado na PUC-SP, cursa pós-graduação lato sensu em Computação Aplicada à Educação pela USP-São Carlos e é membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).


241 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2019 por Apliqueducação.

CONTATO

WhatsApp: 11 99667 8051

E-mail: contato@apliqueducacao.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram