• Joseane Terto

A BNCC e o Digital


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.


A BNCC é organizada em dez Competências Gerais e , surge, alinhada aos Objetivos Gerais de aprendizagem, e o crescente uso da palavra digital, associada às chamadas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s) aparecem no documento de forma a contemplar o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.


Incorporar as tecnologias digitais na educação se torna parte integrante da prática pedagógica, de forma com que não sejam apenas temas e ferramentas transversais, oferecendo suporte à sala de aula tradicional, mas sim como peça central na construção de conhecimento e da vida em uma sociedade cada vez mais digital.



O Kahoot, é um aplicativo de quiz gratuito que possibilita ao professor criar um questionário rápido (super rápido inclusive) e ranquear os alunos, criando um ambiente gamificado que estimula os alunos: https://kahoot.com/


O Kahoot é uma ferramenta lúdica capaz de ser utilizada como avaliação formativa, sendo assim capaz de auxiliar o professor a identificar os conceitos que os estudantes possuem dificuldades, possibilitando ajustes para novas aulas.



Plano de aula: a construção da história do bairro com o uso das mídias digitais


Contextualizar com o espaço os alunos vivem e para isso iniciar perguntando sobre o uso dos meios de transporte e sobre como os imigrantes vieram a ocupar esses bairros é uma forma de utilização das TDIC’s em sala de aula de forma leve e contextualizada.



É possível utilizar desde os celulares a laboratório de informática da escola e, caso não seja possível, imprimir as fotos e os artigos e possibilitarem que os alunos trabalhem a capacidade de procurarem as informações. As datas dos documentos, as legendas das fotos, tudo deve colaborar para que eles construam essa habilidade de procurar as informações nas mídias que eles têm acesso.


O Kahoot é usado para criar um sistema de feedback sobre a validade da aula tanto para o aluno como para o professor. O estudante estudou, pesquisou e se preparou para esse momento de interação onde a absorção do conteúdo e o relacionamento das ideias se solidifica na medida que precisam usar esse conhecimento para responder com agilidade.


Componente curricular: História

Tempo sugerido: 50 minutos

Ano: 4º ano do Ensino Fundamental

Competências:

Competência 1: compreender acontecimentos históricos, relações de poder e processos e mecanismos de transformação e manutenção das estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais ao longo do tempo e em diferentes espaços para analisar, posicionar-se e intervir no mundo contemporâneo.


Equilíbrio emocional: reconhecer emoções e sentimentos, bem como a influência que pessoas e situações exercem sobre eles. Buscar manter-se seguro, tranquilo e otimista em situações emocionalmente intensas.

Unidade Temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Objeto do conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios; os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.

Habilidades da BNCC:

(EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.


(EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ocorridos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive.

Orientações de Desenvolvimento:


1º) Professor apresente para os alunos o tema da aula de hoje: “Transformações na cidade de São Paulo”.


2º) Contextualize com os alunos quem já passeou pela cidade de São Paulo. Recolha informações, quantos já andaram de metrô, de trem? Quem já passeou pelo bairro do Brás, da Luz, da Lapa? Foram com familiares? Passearam nesses bairros de trem? Ou de metrô? Ouviram relatos dos locais? De como eram antigamente? Se não for de São Paulo, pergunte se já ouviram falar desses lugares e como imagina chegar neles.


3º) A contextualização da aula começa com o entendimento do processo de construção da cidade. Como esses bairros surgiram? O que eles têm em comum? Como são as construções lá? Que tipo de trabalhos existem nessas regiões? Quais as principais atividades econômicas desses bairros? Por que os três são hoje centros comerciais de suas respectivas regiões?


4º) Com o auxílio dos celulares, computadores ou dos recursos tecnológicos a mão. Peça que os alunos busquem fotos de como eram esses bairros e das estações de trem da época. Peça que busquem sobre a hospedaria de imigrantes, o mercado da Lapa e a Vila dos Ingleses na luz. Em quê época foram construídas estas estações? De que ano datam a fundação dos bairros e as primeiras casas?


5º) Após pesquisarem é momento de questionar os estudantes sobre os momentos da história:

A) Essas construções são novas? São antigas? São bairros novos?

B) Por que esses bairros se desenvolvem junto com as estações?

C) Que tipo de produção dominava a economia de São Paulo à época?


6º) Contextualize as respostas com o momento da produção de café no estado de são Paulo e a importância dessas estações de trem para escoamento da produção e relacione com os entrepostos comerciais que surgem nessas regiões.


7º) Avaliação. Utilizando a ferramenta Kahoot, relacione às questões abordadas em sala de aula ao conhecimento histórico. Faça perguntas objetivas e de resposta imediata.

Exemplo de perguntas:

Qual era o principal produto a ser exportado na época dessas construções? Café, Algodão, Milho ou Ouro.


Esses bairros hoje são bairros residenciais ou comerciais? Residenciais, Comerciais, Bairros históricos, desapropriados.


Qual era o principal meio de escoar a produção de café do estado? Trem, Carro, Carroça, Navio.

8º) Ao final da atividade, contextualize a ferramenta Kahoot como método de avaliação, parabenize os alunos por participar e responder às perguntas. Deixe a ferramenta aberta para que os que não acharam que foram muito bem possam refazer o questionário. Faça perguntas e instigue-os a pensar em como esses bairros fora ocupados e como são ocupados hoje. Com tanta riqueza transitando por essa região, por que ela não se desenvolveu igualmente? O quê a presença das fábricas nessas regiões tem a ver com a forte presença de imigrantes nos anos 40?


Recursos e materiais


Fotos e texto sobre a industrialização da cidade de São Paulo:


https://saopaulosao.com.br/conteudos/outros/3609-a-industrializa%C3%A7%C3%A3o-em-s%C3%A3o-paulo-e-o-desenvolvimento-da-barra-funda,-lapa,-vila-leopoldina-e-jaguar%C3%A9.html#


http://almanaque.folha.uol.com.br/bairros_bras.htm


https://alunosonline.uol.com.br/historia-do-brasil/ferrovias-cafe-no-imperio-d-pedro-ii.html


https://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_dos_Ingleses


Elaborado por:



Professor Guilherme de Carvalho formou-se Tecnólogo em Jogos Digitais pela Fatec, de São Caetano do Sul, onde vocacionou seus interesses por tecnologia, desenvolvimento e ludicidade em paixão pela escola.

Hoje, leciona nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

0 visualização

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2019 por Apliqueducação.

CONTATO

WhatsApp: 11 99667 8051

E-mail: contato@apliqueducacao.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram