Por: Profa. Dr. Valéria Batista
Sabemos que a música é uma linguagem que expressa sentidos, sensações e comunica diversas situações.
A música faz parte de nossas vidas desde sempre e com o atendimento a vários propósitos, como a formação de hábitos, atitudes, comportamentos; como por exemplo, o de lavar as mãos antes de se alimentar, escovar os dentes, tomar banho, memorizar conteúdos referentes ao alfabeto, aos números e as datas comemorativas e tantos outros conhecimentos apresentados por meio da música.
Diversas pesquisas apontam que o trabalho com a música tem um efeito positivo no desenvolvimento das crianças, pois, geralmente, as músicas infantis são acompanhadas de gestos corporais e movimentos que desenvolvem a habilidade psicomotora e tantas outras habilidades cognitivas, sociais e afetivas.
A estimulação auditiva adequada contribui com o aumento da memória, da atenção e da concentração, pois criam uma série de estímulos que geram a atenção das crianças seja por conta do ritmo, dos gestos ou da interação propiciada pela música.
A seguir algumas dicas e músicas infantis para você brincar com os pequenos em casa:
1) Escolha ou prepare um espaço para realizar as brincadeiras com as músicas infantis.
2) Caso você não saiba o ritmo das músicas sugeridas, tenha um dispositivo para passar as músicas, se for numa TV, ou tablete, ou mesmo num computador as crianças poderão visualizar os gestos e movimentos que a música sugere.
3) É importante apresentar a música e demonstrar os movimentos para depois iniciar as brincadeiras.
4) Faça com que as crianças se concentrem na atividade proposta.
5) Propor apresentações musicais dando a liberdade de criarem novas coreografias.
6) Insira musicas infantis nas histórias que contará para as crianças, isso reforça a memória auditiva e a imaginação, além de garantir a participação dos ouvintes nos momentos das músicas.
7) Seja paciente e crie um ambiente agradável e alegre para que as crianças realizem suas conquistas com interação e sejam oportunizadas para o desenvolvimento de novas aprendizagens.
8) Procure o melhor momento para realizar estas atividades e assim obter além da diversão e interação social, os benefícios apontados neste texto.
Vamos lá, você é capaz!
Sugestão de algumas músicas infantis
Esta música para ser cantada em dupla, trabalha o ritmo, a concentração, a memória e o desenvolvimento psicomotor.
Adoleta, lê pêti, pêti pô lá
Lê café com chocolá, adoleta Puxa o rabo do tatu, quem saiu foi tu
Puxa o rabo da pantera, quem saiu foi ela
Puxa o rabo da cotia, quem saiu foi sua tia
Barra, berra, birra, borra, burra
Formiguinha: https://www.youtube.com/watch?v=78xEaW5GJ0g
Esta música trabalha o reconhecimento das partes do corpo, reconhecimento das rimas, o ritmo, a concentração, a memória e o desenvolvimento psicomotor.
Fui no mercado comprar café E a formiguinha e subiu no meu pé Eu sacudi, sacudi, sacudi Mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar batata roxa E a formiguinha e subiu na minha coxa Eu sacudi, sacudi, sacudi Mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar melão E a formiguinha subiu na minha mão Eu sacudi, sacudi, sacudi Mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar jerimum E a formiguinha subiu no meu bumbum Eu sacudi, sacudi, sacudi Mas a formiguinha não parava de subir
Fui no mercado comprar um giz E a formiguinha e subiu no meu nariz Eu sacudi, sacudi, sacudi Mas a formiguinha não parava de subir
Esta música para ser cantada em dupla, trabalha o ritmo, a concentração, a memória e o desenvolvimento psicomotor.
Babalú Babalú de caramelo, caramelo babalú Eu danço discoteca, discoteca pra chuchu Todos unidos balança os seus vestidos Pra frente, pra trás, balance um pouco mais
Oooooooh yes
Os Indiozinhos: https://www.youtube.com/watch?v=tHMWHviO4Qw
Esta música trabalha movimento corporal, ritmo, atenção, concentração e memória, além de ensinar as crianças a contar até dez.
Um dois três indiozinhos Quatro cinco seis indiozinhos Sete oito nove indiozinhos Dez num pequeno bote
Vinham navegando pelo rio abaixo Quando o jacaré se aproximou E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase quase virou
Um dois três indiozinhos Quatro cinco seis indiozinhos Sete oito nove indiozinhos Dez num pequeno bote
Vinham navegando pelo rio abaixo Quando o jacaré se aproximou E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase quase virou
Um dois três indiozinhos Quatro cinco seis indiozinhos Sete oito nove indiozinhos Dez num pequeno bote
Um dois três indiozinhos Quatro cinco seis indiozinhos Sete oito nove indiozinhos Dez num pequeno bote
Vinham navegando pelo rio abaixo Quando o jacaré se aproximou E o pequeno bote dos indiozinhos
Quase quase virou Quase quase virou
Quase quase virou
Mas não virou
Os Dedinhos: https://www.youtube.com/watch?v=FM2ns-Z-SQU
Esta música trabalha o reconhecimento dos nomes dos dedos da mão, ritmo e movimentos dos dedos.
Polegares polegares Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão
Indicadores indicadores Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão
Dedos médios dedos médios Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão
Anelares anelares Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão
Dedos mínimos dedos mínimos Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão
Todos os dedos todos os dedos Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão
Todos os dedos todos os dedos Onde estão aqui estão Eles se saúdam eles se saúdam E se vão e se vão
Atenção, concentração: https://www.youtube.com/watch?v=nKaGpm5v8PY
Esta música trabalha o pensamento rápido, vocabulário, atenção, concentração e ritmo.
Atenção (dar três batidas de palmas no ritmo da música)
Concentração (dar três batidas de palmas no ritmo da música)
Diga o nome (dar três batidas de palmas no ritmo da música)
De um _________(aqui podemos colocar o que quisermos ANIMAL/ FRUTA/BRINQUEDO)
(dar três batidas de palmas no ritmo da música)
(A criança fala o nome) CACHORRO (dar três batidas de palmas no ritmo da música)
CAVALO (dar três batidas de palmas no ritmo da música)
FORMIGA (dar três batidas de palmas no ritmo da música)
Até mudarmos o pedido para falar o nome de outras coisas.....
O Sapo não Lava o Pé: https://www.youtube.com/watch?v=0JkSpPZJDkE
Esta música pode favorecer na aprendizagem das vogais na alfabetização, trocando as vogais da música por a/e/i/o/u.
O Sapo não lava o pé Não lava porque não quer ele mora lá na lagoa Não lava o pé porque não quer, Mas que chulé!
Boa brincadeira!
Elaborado por:
Profa. Valéria, doutora em Educação pela PUC-SP. Diretora Pedagógica na Apliqueducação onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa por conta de sua longa e sólida experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial.
Leitura crítica e edição: Joseane Terto
Comments