• Joseane Terto

Matemática na Ed. Infantil e a BNCC

Atualizado: Mar 17


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018) aponta seis direitos de aprendizagem na Educação Infantil, que são: 1) conviver, 2) brincar, 3) participar, 4) explorar, 5) expressar e 6) conhecer-se.


Estes direitos devem articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do contexto da sociedade. E, também apresentam cinco campos de experiências:


1) O EU, O OUTRO E O NÓS.
2) CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS.
3) TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS.
4) ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO.
5) ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES. 

Estes campos de experiências devem ser planejados e permanentemente avaliados, por meio de uma intencionalidade educativa, com práticas que estruturem o cotidiano das instituições de Educação Infantil considerando a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motora, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural das crianças. E ter como eixos estruturantes da prática pedagógica as interações e brincadeiras.




As Estruturas Lógicas e a construção do número operatório



Na proposta pedagógica da Educação Infantil é preciso organizar tempos de brincar, de tomar banho, de se alimentar, de repouso das crianças, considerando suas diferentes idades e os diferentes espaços formativos, como das salas de atividades, do parque, do refeitório, do banheiro e do pátio. E para isso é necessário:


  • Estabelecendo uma sequência básica de atividades diárias.

  • Organizando momentos diferenciados, organizados de acordo com as necessidades biológicas, psicológicas, sociais e históricas das crianças.

  • Organizando os ambientes.

  • As mesas e as cadeiras, apenas em espaços privilegiados.

  • Organização dos cantos temáticos.


Desta forma, percebemos que todo tipo de atividade requer um espaço adequado. Por isso, a importância do planejamento e da intencionalidade educativa.


Devemos observar que a BNCC na Educação Infantil apresenta os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e estes estão vinculados a três grupos etários:


1. BEBÊS (DE ZERO A UM ANO E SEIS MESES). 
2. CRIANÇAS BEM PEQUENAS (UM ANO E SETE MESES A TRÊS ANOS E ONZE MESES). 
3. CRIANÇAS PEQUENAS (QUATRO ANOS A CINCO ANOS E ONZE MESES)

Por isso, devemos observar que existe uma habilidade para cada nível de ensino, faixa etária, campo de experiência e número de habilidade proposta para o campo de experiência. A figura explica o significado destas letras e números:


Para o ensino da Educação infantil devemos organizar brincadeiras para aprender, pois quando brinca, a criança se defronta com desafios e problemas, devendo constantemente buscar soluções para as situações colocadas a elas.




PLANO DE AULA REMOTA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL


Conteúdo: classificação e seriação


Campo de experiência: espaços, tempos, quantidades, relações e transformações


Faixa etária/ano: Grupo 3. Crianças pequenas (quatro anos a cinco anos e onze meses)


Tempo sugerido: 2 aulas de 50 minutos


Habilidades da BNCC:


(EI03ET01) - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.


(EI03ET05) - Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.


Orientações de Desenvolvimento:

1ª AULA


Habilidade: (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

O professor irá trabalhar a função da classificação, isto é, de nomear um todo e dar um único nome ao todo.


1º) O professor deve perguntar:

  • Quem tem uma caixa de brinquedos?

  • Como ela se encontra? Está arrumada ou está bagunçada?

  • Já organizaram as coisas por cores? Agruparam tudo que é azul? Tudo que é vermelho? Ou tudo que é amarelo?









  • Ou organizaram de acordo com as formas geométricas?

A partir das respostas dos alunos o professor deve mostrar que podemos organizar as coisas por tipos, por formas, por áreas.

Por exemplo, agrupar todos os carrinhos ou todas as bonecas.

Seguem alguns exemplos que o professor poderá mostrar às crianças como fazer.



















2º) Vamos conhecer alguns lugares que se organizam desta forma?


Temos todas as frutas e legumes num único lugar













Os iogurtes num mesmo lugar












E desta forma, todo o supermercado se organiza por categorias, isto é, teremos todos os produtos da mesma área juntos, para que a mamãe e o papai ou alguém da família, ao percorrerem os corredores possam encontrar o que querem comprar e depois escolher entre as marcas, preços, tamanho do pacote, sabores e a validade do produto.

Vamos ter duas tarefas para fazer:


1º TAREFA:

Vamos arrumar os brinquedos? Por tipos de brinquedos? Vocês se lembram das fotografias que eu mostrei? Eu quero que vocês organizem os brinquedos por tipos. E com os seus brinquedos organizados, quero que a mamãe ou o papai fotografem o que vocês fizeram ‘sozinhos’ e enviem ao número de celular da professora as fotos dos brinquedos agrupados.

Observação: o professor deverá organizar em slides as fotografias das crianças para apresentar na próxima aula.


2º TAREFA:

Realizar uma entrevista com a mamãe ou com quem vai ao supermercado comprar as coisas e perguntar: Vocês sabem o motivo do supermercado estar organizado em corredores por tipo de alimentos e produtos? E, se é importante os objetos estarem organizados, se tem outros exemplos de organização para contar para vocês, por exemplo, nos espaços da cozinha, nas gavetas e no guarda-roupa.


2ª AULA

(EI03ET01) - Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.



O professor irá trabalhar a seriação. Seriar é ordenar, organizar pelas diferenças, de forma ascendente ou descendente.  
A função da seriação é determinar qual o lugar de cada elemento. 


1º) O professor deve perguntar:

  • Vocês já formaram uma fila por tamanho?

  • Já organizaram os livros por tamanho?

  • A mamãe organiza as coisas por tamanho na cozinha, vamos ver um exemplo:















A partir das respostas dos alunos o professor deve propor uma atividade para as crianças realizarem.


  • Vamos arrumar os brinquedos? Agora por ordem de tamanho?











Do maior para o menor.




1º TAREFA:

Vamos arrumar os brinquedos por tamanho. Vai ser muito divertido! Vocês também podem encontrar outros objetos e organizar do MAIOR PARA O MENOR OU DO MENOR PARA O MAIOR.

Você se lembra das fotografias que eu mostrei para vocês eu quero que vocês organizem os brinquedos por tamanho. E com os seus brinquedos organizados, quero que a mamãe ou o papai fotografem o que vocês fizeram ‘sozinhos’ e enviem ao número do celular da professora as fotos dos brinquedos organizados por tamanho.



Observação: o professor deverá organizar em slides as fotografias das crianças para apresentar na próxima aula.



Elaborado por:



Profa. Valéria, doutora em Educação pela PUC-SP. Diretora Pedagógica na Apliqueducação onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa por conta de sua longa e sólida experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial.

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