top of page
  • Foto do escritorJoseane Terto

Curiosidades culturais: Sampa

Atualizado: 22 de mar. de 2023

Por: Profa. Esp. Kelly Cristina


Linda, admirável e majestosa a capital de São Paulo ocupa, desde 1960, o posto de capital mais rica e populosa do país, gerando sozinha 10% da riqueza nacional. Desta forma, é considerada o coração econômico da América do Sul e a 21ª maior economia do mundo!


São Paulo, a Terra da Garoa, é uma cidade incrivelmente eclética e acolhedora, reúne pessoas de todas as regiões do país e de vários lugares do mundo, de todas as raças, crenças, valores, dores e sabores o que a deixa cheia de características peculiares, e que faz com que a maior cidade da América Latina seja cada vez mais espetacular e apaixonante.


Completou no dia 25 de janeiro, de 2021, 467 anos de muita história, contribuições, crescimento, evolução e muitas curiosidades, dentre elas elencamos 10:


1) Mangia, ti fa bene: São Paulo é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo!!! Mais de 572 mil pizzas por dia, segundo a Associação de Pizzarias Unidas do Brasil.


2) Padaria para Cães: A PUPCAKE Dog Bakery é uma padaria online especializada em bolos e festas de aniversário para cães, localizada no bairro do Cambuci.


3) Um misto de cultura: São Paulo é a cidade que concentra o maior número de Libaneses, Japoneses e Italianos fora do seu respectivo país de origem.


4) Mercadão ou Tiro ao Alvo: Durante a Revolução de 1932 os soldados usavam os vitrais do mercadão como tiro ao alvo, depois das batalhas foram necessários cerca de 3 meses de reforma para que o Mercadão pudesse ser reinaugurado em 25 de janeiro de 1933.


5) Avenida Carlos de Campos??? : a Avenida Paulista recebeu outro nome em 1927 após a morte do Governador Carlos de Campos, mas esta homenagem não agradou os paulistanos que reivindicaram e em 1930 recebeu novamente seu nome original: AVENIDA PAULISTA.


6) Aldeias Indígenas: na majestosa cidade de São Paulo residem ao menos três aldeias indígenas sendo: Tribo Guarani no Pico do Jaraguá, na Zona Oeste da Capital, Tenondê Porã (também conhecida como ”aldeia da barragem”) e Krukutu em uma reserva no distrito de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo.


7) Maior cafezal em área urbana: o Instituto Biológico, que fica na Vila Mariana tem cerca de 1500 pés de café plantados e fica próximo a Avenida Paulista, nos meses de maio e junho é realizado o Sabor da Colheita, evento simbólico que marca o início da colheita do café no Estado de São Paulo.


8) Ginásio de Sumô: desde 1980 no bairro do Bom Retiro, área central de São Paulo, fica o único ginásio exclusivo para Sumô fora do Japão.


9) 5ª cidade com maior número de Museus do mundo: com mais de 110 museus com todo o tipo de conteúdo Arte, exposição, instalação para agradar a todo tipo de público!


10) Turistas em São Paulo: erra quem diz que as cidades do nordeste brasileiro recebem o maior número de turistas do Brasil, essa cidade da Garoa cheinha de curiosidades, museus, áreas de lazer recebe cerca de 13 milhões de turistas por ano!!


É uma cidade muito interessante e curiosa para conhecer!


Como bem colocaria Caetano Veloso em "Sampa": "Alguma coisa acontece em meu coração...".


Elaborado por:





Professora Kelly Cristina, Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especialista em Neuroaprendizagem, Neuropsicóloga formada CDN-UNIFESP. Faz parte da equipe diretiva pedagógica da ApliquEducação.

Acredita que a Educação e a Neurociência devem caminhar juntas, o bem-estar favorece a aprendizagem e por meio dos jogos pedagógicos essa união acontece de forma prazerosa e eficaz!










Leitura crítica e edição: Joseane Terto

210 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page