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Alfabetização: habilidades essenciais para o sucesso

  • Foto do escritor: Joseane Terto
    Joseane Terto
  • 14 de mar.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de mar.

Por: Profa. Dra. Valéria Batista


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos os estudantes da Educação Básica no Brasil, estabelecendo competências e habilidades que devem ser desenvolvidas ao longo dos anos escolares.


No contexto da alfabetização, a BNCC desempenha um papel crucial ao orientar o processo de ensino e aprendizagem, garantindo uma base comum de educação para todas as crianças brasileiras.

Em 2023, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou o Relatório da Pesquisa Alfabetiza Brasil: Diretrizes para uma Política Nacional de Avaliação da Alfabetização das Crianças, apresentando os resultados detalhados da pesquisa, mas também traz informações sobre avaliação da alfabetização no Saeb, consulta a professoras alfabetizadoras e exemplos de produções escritas.


 Acesse o Relatório completo: relatorio_da_pesquisa_alfabetiza_brasil.pdf


Abaixo temos um índice que demonstra como houve aumento no percentual de alunos que não se encontram alfabetizados no 2º ano do Ensino Fundamental:


De acordo com a pesquisa Alfabetiza Brasil (2023) um estudante alfabetizado deve ter um padrão de habilidades básicas de leitura e de escrita, bem próximo do que é, hoje, estabelecido pelos sistemas de avaliação de estados e municípios, veja abaixo:


ESTUDANTE ALFABETIZADO
 
Os estudantes estão alfabéticos quando:

1) Leem pequenos textos, formados por períodos curtos e localizam informações na superfície textual. 

2) Produzem inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos.

3) Escrevem, ainda, com desvios ortográficos, textos que circulam na vida cotidiana para fins de uma comunicação simples: convidar, lembrar algo, por exemplo. 

Os estudantes são leitores/escritores iniciantes, que interagem de forma mais autônoma principalmente com textos que circulam na vida cotidiana e no campo artístico literário, em práticas de leitura e de escrita características do letramento escolar.

BRASIL (2023, p. 14)


A alfabetização de uma criança envolve o desenvolvimento de várias habilidades essenciais que vão além do simples reconhecimento de letras e da capacidade de formar palavras.


Habilidades simples e complexas para uma criança alfabetizada


Aqui estão algumas habilidades importantes para uma criança alfabetizada, abrangendo desde aspectos básicos até habilidades mais complexas:

 

1. Decodificação Fonética: Capacidade de associar letras a sons e combinar esses sons para formar palavras. Isso inclui entender o conceito de que as letras representam sons e que esses sons podem ser combinados de diferentes maneiras para criar palavras.

 

2. Fluência de Leitura: Habilidade de ler textos com velocidade, precisão e expressão adequada. A fluência é crucial para a compreensão de leitura, pois permite que a criança se concentre no significado do texto, em vez de lutar para decodificar cada palavra.

 

3. Compreensão de Leitura: Capacidade de entender e interpretar o que está sendo lido. Isso envolve fazer conexões entre o texto e o conhecimento prévio, inferir significados além do texto explícito e identificar ideias principais e detalhes de apoio.

 

4. Vocabulário: Desenvolvimento de um amplo vocabulário, tanto passivo (palavras reconhecidas ao ler ou ouvir) quanto ativo (palavras usadas na fala ou escrita). Um rico vocabulário facilita a compreensão de leitura e a expressão clara de ideias.

 

5. Escrita: Habilidade de expressar ideias por escrito, incluindo a capacidade de organizar pensamentos, usar vocabulário apropriado e aplicar regras gramaticais e ortográficas. A escrita criativa e a redação de textos expositivos são aspectos importantes dessa habilidade.

 

6. Pensamento Crítico e Análise: Capacidade de avaliar criticamente o que é lido, questionando a veracidade, reconhecendo pontos de vista diferentes e identificando argumentos e evidências.

 

7. Resolução de Problemas: Habilidade de aplicar o que foi aprendido por meio da leitura para resolver problemas em diversas situações, seja em contextos matemáticos, científicos ou sociais.

 

8. Uso de Tecnologia: Compreensão de como utilizar recursos tecnológicos para ler, escrever, pesquisar e comunicar-se. Isso inclui navegar na internet de forma segura, usar processadores de texto e outras ferramentas educacionais online.

 

9. Habilidades Sociais e Emocionais: Desenvolvimento de empatia e compreensão por meio da leitura de diferentes perspectivas e culturas. Também inclui a capacidade de comunicar-se eficazmente, trabalhar em equipe e resolver conflitos.

 

10. Motivação para Leitura: Desenvolver o prazer pela leitura como uma atividade de lazer, o que é crucial para o desenvolvimento contínuo das habilidades de alfabetização.


 Fomentar essas habilidades em crianças alfabetizadas requer uma abordagem integrada que envolve prática, exposição a uma variedade de textos e experiências de aprendizado interativas.
Pais, professores e cuidadores desempenham papéis fundamentais ao oferecer suporte, encorajamento e recursos adequados para cada etapa do desenvolvimento da criança.









Profa. Valéria Batista, doutora em Educação pela PUC-SP. Diretora Pedagógica na ApliquEducação onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa por conta de sua longa e sólida experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial.









Leitura crítica e edição: Joseane Terto




 
 
 
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