• Joseane Terto

Dicas para o professor

Atualizado: Jan 29

VOLTA ÀS AULAS!!

Início do ano e alunos e professores estão ansiosos com o retorno às aulas. É importante que os estudantes se sintam à vontade e sabemos que a primeira impressão é a que fica, portanto, o acolhimento nestes dias é essencial.




Preparamos 5 dicas para inserir no planejamento do professor:

1) Prepare o ambiente de modo que os alunos se sintam acolhidos. Organize as carteiras de forma diferente, para que todos possam se conhecer e conversar. Em forma de círculo é uma boa ideia. Coloque uma faixa na sala ou prepare um painel de acolhimento com algumas mensagens e espaços para que os alunos produzam suas próprias frases e compartilhem no painel.

2) Preocupe-se em organizar os alunos de forma integrada propiciando que os novos e que acabaram de chegar se sintam próximos aos antigos alunos. É muito importante o novo aluno se sentir parte do grupo, para isso promova uma proposta diferente e dinâmica, como por exemplo distribuir os nomes nas carteiras, possibilitando a integração dos novos alunos com os coleguinhas que naturalmente são mais acolhedores e que os façam sentir-se à vontade.

3) Organize e planeje uma “Roda de conversa” para que os alunos possam contar suas experiências de férias e falar de suas expectativas para o ano que se inicia, além de propor a construção coletiva dos combinados pedagógicos.

4) É muito importante que os alunos conheçam os espaços da escola e os antigos percebam estes espaços já existentes de forma diferente, pois quando o professor apresenta o espaço e apresenta as atividades que serão desenvolvidas ao longo do ano naquele lugar pode criar uma boa expectativa de aprendizagem e os torna conscientes da importância que cada cantinho da escola tem. Para isso, faça um tour pela escola com seus alunos, lembre-se de organizar os horários e em qual dia da semana fará esta atividade com as demais turmas do colégio.

5) Saber o que os conhecimentos prévios dos alunos é importante para seu planejamento didático pedagógico, por isso nesta primeira semana intercale atividades de revisão juntamente com gincanas esportivas, solidárias e jogos cooperativos e até competitivos, afinal os desafios são bastante benéficos para o crescimento e a aprendizagem dos nossos alunos!


Aproveite as dicas e lembre-se é importante a criança aprender a organizar uma rotina de estudos e retornar depois de um período de férias, precisa planejamento, organização e envolvimento da escola com a da família, seus pais e responsáveis e o aluno, pois aprender e estudar pode ser um grande prazer cheio de novas descobertas e desafios!





Elaborado por:


Profa. Valéria, doutora em Educação pela PUC-SP.  Diretora Pedagógica na Apliqueducação onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa por conta de sua longa e sólida experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial.

167 visualizações

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

© 2019 por Apliqueducação.

CONTATO

WhatsApp: 11 99667 8051

E-mail: contato@apliqueducacao.com.br

  • LinkedIn ícone social
  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram