top of page
Foto do escritorJoseane Terto

Educação Inclusiva: diferentes recursos para o ensino das letras: O uso do app Mundo das Letras


Quem atua na alfabetização de crianças com deficiência ou autismo é sempre desafiado a buscar diferentes recursos e metodologias, pois muitas vezes, as rotas de alfabetização conhecidas para crianças típicas (sem deficiência ou transtorno) não se aplicam.


Aplicativos como o Mundo das Letras complementam nossa atuação com um recurso lúdico e que é interativo e, portanto, fundamental para estimular a memória e o reconhecimento da relação entre sons e letras (grafema e fonema) tão importante no processo de alfabetização.

Manter a atenção na atividade é um fator muito importante, mas as atividades convencionais de escrita normalmente não são muito estimulantes.

Agregar o uso do aplicativo com as atividades convencionais e até elaborar outras sequências didáticas a partir do jogo, me auxiliou a promover um maior engajamento na atividade, com isso o aproveitamento, a fixação do conteúdo e o tempo de atenção foi muito maior.


Quando pensamos a educação nos tempos atuais, precisamos considerar como nossas crianças estão interagindo com um mundo repleto de tecnologia. Nesse contexto as crianças com deficiência ou autismo também são nativos digitais e utilizam a tecnologia de forma bastante intuitiva.


Incorporar esses usos em nossa prática é fundamental, as atividades no tablet ou celular podem e devem fazer parte de nosso planejamento e de nossa atuação.


Muitas vezes temos uma concepção de que a criança pode ficar alienada do seu contexto por estar jogando, e isso pode deixar pais e professores desconfortáveis.


Mas o que eu observei na prática é que, conforme as crianças iam jogando e descobrindo diferentes letras, a mediação do professor ampliava a aprendizagem inserida no jogo e estimulava a criança para novas descobertas.




Outra estratégia importante foi utilizar materiais concretos (alfabeto móvel, silabário entre outros) juntamente com o aplicativo assim a criança começava a relacionar tudo o que estava aprendendo no jogo com outras atividades que desenvolvia em sala de aula.


Outros benefícios interessantes foram: o estímulo da linguagem por meio da nomeação de figuras, aumento de vocabulário com as palavras indígenas e a criação de pequenas histórias a partir de palavras retiradas do próprio aplicativo.


Inovar em busca de recursos que estimulem e ampliem nossas possibilidades em sala de aula é um fator muito importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem de todos os estudantes.


Por:


Fabiana Leme de Oliveira

Pedagoga com Habilitação em: Deficiência Intelectual e Deficiência Auditiva e especialização em Acessibilidade. Atuando há mais de 20 anos na orientação de escolas, professores e familiares na perspectiva da Educação Inclusiva. Fundadora da Inclutopia.









384 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page