• Joseane Terto

Como trabalhar o ECA na escola


No dia 13 de julho de 2020, a lei que foi elaborada para a proteção das crianças e do adolescente, o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), completou 30 anos de existência e infelizmente ainda nem todas são atendidas por estes direitos.


Por isso, propomos que este assunto seja abordado com as crianças na escola, para que saibam da importância desta lei, da sua existência e discutam o que ainda precisamos conquistar após 30 anos da sua promulgação.

No plano de aula que dispomos será utilizado a leitura do Gibi da "Turma da Mônica" sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que por meio de seus projetos sociais expõe numa linguagem clara e dinâmica os direitos das crianças e sua aplicabilidade na vida social.



Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) : 30 anos de sua criação. Uma lei para todas as crianças e adolescentes?


Componente curricular: História e Língua Portuguesa


Ano: 5º ano


Tempo sugerido: 90 minutos (duas aulas)


Competência:

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.


Campo de atuação:

Campo da vida pública: campo de atuação relativo à participação em situações de leitura e escrita, especialmente de textos das esferas jornalística, publicitária, política, jurídica e reivindicatória, contemplando temas que impactam a cidadania e o exercício de direitos. Alguns gêneros textuais deste campo: notas; álbuns noticiosos; notícias; reportagens; cartas do leitor (revista infantil); comentários em sites para criança; textos de campanhas de conscientização; Estatuto da Criança e do Adolescente; abaixo-assinados; cartas de reclamação, regras e regulamentos.


Objeto do conhecimento:

  • Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas (História);

  • Compreensão em leitura (Língua Portuguesa);

  • Escrita colaborativa (Língua Portuguesa).


Habilidade(s) da BNCC:

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.


(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.


(EF04LP14) Identificar, em notícias, fatos, participantes, local e momento/tempo da ocorrência do fato noticiado.


(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto


Orientações de Desenvolvimento:


1ª AULA

1º) O professor deve perguntar quem já ouviu falar sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e conforme o que os alunos levantarem de ideias fazer anotações de palavras chaves a este respeito (momento tempestade de ideias).

2º) O professor deve sugerir uma pesquisa rápida por meio dos recursos digitais o que os alunos conseguem a respeito da lei ECA (data de publicação/ como surgiu/ porque foi criada esta lei).

3º) Após esta pesquisa rápida e a organização das descobertas dos alunos , o professor irá propor a leitura do Gibi da Turma da Mônica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, pelo link: https://bit.ly/2C9zWjh


4º) Importante destacara que no momento de toda leitura pelo professor devemos seguir os seguintes passos:

Antes da leitura: apresentar a capa, o autor e as personagens do Gibi. Durante a leitura: Propor interações curtas dos alunos referente a história, fazendo uso dos recursos vocálicos podendo inserir voz diferenciada ao ler a história ou propor que alguns alunos sejam os personagens e falem no momento de suas falas. Após a leitura: Retomar os pontos principais, que chamaram mais atenção dos alunos e dos momentos que se sentiram mais comovidos ou tocados pelo assunto.


5º) O professor irá propor que a turma se divida em grupos e assim buscarão noticias em jornais, na internet que estejam ferindo os direitos das crianças e dos adolescentes nos dias de hoje. Cada grupo pode ficar com um Direito em específico.


6º) Propor que as crianças apresentem suas pesquisas em forma de cartaz ou PowerPoint e assim apresentar para a turma na próxima aula.


2ª AULA

1º) Na próxima aula o professor irá organizar a apresentação dos grupos e suas pesquisas a respeito dos Direitos.

2º) Ressaltar os pontos principais e propor uma reflexão, num primeiro momento de forma oral e depois que os alunos organizem e produzam um texto sobre o Direito pesquisado e que escolha mais outro direito e exponha o que achou mais interessante, de modo que possa opinar e defender ponto de vista, com exemplos do cotidiano e do que conhece.


3º) Utilizar estas atividades para avaliar os alunos a respeito da compreensão e produção de textos.


Elaborado por:


Profa. Valéria, doutora em Educação pela PUC-SP. Diretora Pedagógica na Apliqueducação onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa por conta de sua longa e sólida experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial.



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