• Joseane Terto

Podcast na sala de aula

Atualizado: Ago 11



O termo podcast é a difusão via áudio de qualquer tipo de conteúdo num formato semelhante ao de um programa de rádio.


Os podcasts surgiu nos meados de 2004, na era do compartilhamento de mp3 e do nascimento do RSS para recebimento de conteúdo de sites. Hoje, na era do streaming e das popularização das plataformas digitais, o podcast têm se tornado cada vez mais acessível para o público, com o apelo de poder ser consumido a qualquer momento, podendo acompanhar o ouvinte à escola, nas tarefas domésticas etc, com menor consumo de internet se comparado a um vídeo do Youtube ou Netflix.


Outro fator determinante para sua expansão é a vasta gama de conteúdos disponíveis e variedade de formatos, não existe uma regra sobre qual o formato ideal e dessa forma, cada “podcaster” é livre para decidir pelo formato, tipo de conteúdo e duração dos podcasts.


O uso na educação


O podcast é uma ótima ferramenta para atender aos anseios dos jovens na educação, seja com a produção deles ou com a dos educadores, justamente por ser um formato digital dinâmico, sob demanda e de baixo custo: um smartphone provê ferramentas para gravar voz e aplicativos para edição simples.


Muitos estudantes têm o costume de gravar o conteúdo das aulas para consulta e revisão posterior.


Os áudios das aulas servem como material de apoio, porém, muitas vezes, têm qualidade ruim. Com um equipamento simples de gravação, o professor consegue capturar sua fala pelo microfone e disponibilizá-la de forma rápida e simples aos estudantes.


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais tanto de forma transversal – presentes em todas as áreas do conhecimento e destacadas em diversas competências e habilidades com objetos de aprendizagem variados – quanto de forma direcionada – tendo como fim o desenvolvimento de competências relacionadas ao próprio uso das tecnologias, recursos e linguagens digitais.  

As gravações em áudio são ótimas opções para quem tem alunos com deficiência visual ou visão comprometida, como uma alternativa mais acessível.


Tornar os alunos produtores de conteúdo é uma excelente forma de trabalhar o letramento digital e instrumentalizá-los, incentivando-os a deixarem a posição de consumidores dessas mídias e passarem a serem produtores de conteúdo, sendo protagonistas do processo.


A maior preocupação é impedir que o resultado da criação do podcast seja frustrante, que o trabalho não seja recomendado e, principalmente, a responsabilidade com o conteúdo e com a verdade, de forma a estar alinhado com as competências 4 e 5 da BNCC:


Os ganhos são imensos: 1) sintetizar o conteúdo aprendido em áudio ajuda os alunos a elaborar melhor o conhecimento, enquanto trabalham na tarefa de traduzi-lo em uma linguagem simples e objetiva; 2) incentivar a atuação em equipe, já que o formato dos podcasts favorece o trabalho colaborativo, tanto nas etapas de pesquisa e apresentação, quanto nas de locução e veiculação.


A distribuição gratuita e livre também facilita o compartilhamento de conhecimentos e troca de ideias e pode funcionar como um mecanismo de gestão do conhecimento dentro da instituição de ensino ou aberto ao público.




Passo a Passo: planejando o seu podcast


1 – Defina o objetivo do seu podcast

Disponibilizar conteúdo para os alunos ou uma prática pedagógica que objetive a criação de um podcast junto com eles? Esse simples pergunta muda completamente a forma como o seu podcast deve ser pensado e planejado. E isso deve sempre nortear o seu planejamento para o podcast.


2 – Escolha os temas

A escolha dos temas deve sempre estar alinhada com o currículo escolar. Isso não é de nenhuma forma limitante, uma vez que possibilita diversas formas de interdisciplinaridade, seja utilizando um tema transversal como norteador da discussão e abre espaço para trabalhar diversas habilidades na própria construção do podcast.


3 – Escolha do formato e participantes

Quem são as pessoas que vão participar do podcast? Será uma mesa redonda? Uma entrevista com um professor com maior conhecimento sobre o tema? O professor deve responder essas perguntas ou instigar os alunos para que as respondam trabalhando juntos.


4 – Crie um roteiro e ensaie antes

A criação do roteiro do podcast é decisiva para que o formato dê certo. Mesmo num movimento de maior “improviso” como é o que naturalmente acontece em uma mesa redonda, o roteiro norteia a duração, os assuntos e ajuda os participantes a saberem o que fazer e melhor gerenciarem o tempo.


5 – Faça a gravação em ambientes com pouco barulho

O podcast tem a grande vantagem de ser relativamente simples, sendo assim, o único grande cuidado que se deve ter durante a gravação é a preocupação com espaços com pouco barulho e com poucas distrações.

No contexto do isolamento social, sabemos que as vezes pode parecer difícil encontrar um cantinho na casa menos barulhento, e as vezes uma boa alternativa pode ser o banheiro. O objetivo aqui é deixar o som o mais limpo possível, e percebe-se que o cuidado com o local da gravação possibilita que mesmo com um celular comum, se tenha uma qualidade de som boa.


6 – Editar a gravação

Após gravar o podcast, é preciso fazer a edição. Aproveitando os programas disponíveis ou mesmo os recursos do celular, os alunos podem aproveitar e retirar os trechos que não ficaram bons.



Sugestões de ferramentas


Audacity

O Audacity é uma ferramenta bem completa e conhecida para edição e gravação de arquivos de áudio. Por mais que a sua interface não seja das mais agradáveis, ele é relativamente simples em sua utilização: https://www.audacityteam.org/download/


Spreaker

O Site spreaker é uma ferramenta online para a criação, edição e publicação do podcast. Ele possui uma versão gratuita com limitações, mas é ótimo para o primeiro contato com o formato: https://www.spreaker.com/


Skype

Conhecido de muitos, o Skype é uma ferramenta para chamadas e vídeo chamadas bem completo. Para gravar um podcast você pode fazer uma chamada com todos os participantes e por meio dos próprios recursos do Skype ou do uso de ferramentas externas como o Skype call recording: https://voipcallrecording.com/


Soundcloud

O Soundcloud é o portal mais conhecido para distribuição e compartilhamento de áudio e podcasts. Depois de finalizado você pode usar a plataforma para subir o podcast e compartilhar com a comunidade escolar o resultado do seu trabalho: https://soundcloud.com/


Mãos a massa!




Professor Guilherme de Carvalho formou-se Tecnólogo em Jogos Digitais pela Fatec, de São Caetano do Sul, onde vocacionou seus interesses por tecnologia, desenvolvimento e ludicidade em paixão pela escola.


Hoje, leciona nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas e Redes de Computadores.

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