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Sondagem: o lúdico alinhado às habilidades da BNCC

Foto do escritor: Joseane TertoJoseane Terto

Atualizado: 7 de mar.

Por: Profa. Ma. Joseane Terto Uema



A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competências e habilidades essenciais para a educação infantil e o ensino fundamental.


Quando aplicada de forma lúdica, a sondagem na alfabetização não só facilita a avaliação do desenvolvimento da criança, mas também torna o processo de aprendizagem mais prazeroso e significativo.


Neste texto, vamos abordar como realizar sondagens para a alfabetização de modo lúdico, com foco nas habilidades previstas na BNCC.

 

1. Entendendo as habilidades da BNCC para a alfabetização


A BNCC estabelece que a alfabetização deve ocorrer de maneira contínua e integrada, envolvendo o domínio da leitura, escrita e da oralidade. Para isso, são trabalhadas habilidades que englobam:


  • Leitura e Interpretação de Textos

  • Escrita de Palavras e Frases

  • Reconhecimento do Sistema Alfabético

  • Oratória e Compreensão Oral

 

As sondagens lúdicas devem observar essas habilidades para garantir que a criança está se desenvolvendo de acordo com as expectativas da BNCC.

 

2. Escolhendo atividades lúdicas alinhadas com a BNCC


Para alinhar as sondagens às habilidades da BNCC, é fundamental selecionar atividades que abordem as áreas de conhecimento especificadas no currículo.

 

Habilidade de leitura e interpretação de textos


Jogos de Histórias e Fantoches: Crie pequenas histórias e utilize fantoches para recontá-las. Após a atividade, pergunte sobre detalhes da história (quem, o que, onde, como), estimulando a compreensão e a interpretação.


Atividade de Leitura em Grupo: Apresente textos curtos e simples para que as crianças leiam e, depois, participem de discussões sobre o que entenderam.




 Habilidade de escrita


Jogo de Formação de Palavras: Usar letras móveis ou blocos de montar para formar palavras e frases simples. A criança deve escrever seu nome ou palavras do seu dia a dia, promovendo a identificação das letras e sua combinação para formar palavras.




Atividade de Completar Frases: Apresente uma frase incompleta (exemplo: “O cachorro corre no __”) e peça para a criança completar com uma palavra de sua escolha. Você pode deixar imagens para que ela possa escolher ou mesmo faça com o seu vocabulário.

 

Habilidade de reconhecimento do sistema alfabético


Jogo de Memória de Letras e Sons: Apresente cartas com letras do alfabeto e peça para as crianças formarem pares de letras ou associar a letra ao seu som correspondente.


Caça-Palavras Temático: Crie um caça-palavras com palavras que estejam relacionadas ao vocabulário da criança, como nomes de objetos ou animais, para que ela identifique e circule-as.



 

3. Observando o desenvolvimento das habilidades de oralidade


A BNCC também enfatiza a importância da habilidade oral, que deve ser estimulada desde os primeiros anos de alfabetização.

 



Contação de Histórias Interativa: Permita que as crianças se envolvam ativamente na contação de histórias, pedindo para elas completarem partes da narrativa ou até mesmo criarem novas histórias com base em figuras ou objetos.






Roda de Conversa: Proponha rodas de conversa em que as crianças falem sobre seus interesses ou sobre atividades realizadas na escola, avaliando sua capacidade de comunicação, escuta e expressão oral.

 

 













Realizar sondagens de maneira lúdica alinhada às habilidades da BNCC é uma excelente forma de promover a alfabetização de maneira divertida, engajante e eficiente.


Ao integrar atividades que estimulam a leitura, escrita, oralidade e o reconhecimento do sistema alfabético, e ao respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem das crianças, os educadores contribuem para o desenvolvimento integral e significativo dos estudantes, atendendo aos parâmetros estabelecidos pela BNCC.

 







Professora Joseane Terto. Founder da Apliqueducação. Acredita que a Educação move e pode transformar o mundo e as pessoas. Fez mestrado na PUC-SP, pós-graduação lato sensu em Computação Aplicada à Educação pela USP-São Carlos e é membro da Rede Nacional de Ciência para Educação (Rede CpE).








Leitura crítica e edição: Joseane Terto

 
 
 

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