top of page
  • Foto do escritorJoseane Terto

“Sussurrofone” e alfabetização: uma ferramenta na percepção sonora

Atualizado: 24 de mar. de 2023

Por: Profa. Dra. Valéria Batista


O Whispher Phone (telefone de sussurro) ou simplesmente “sussurrofone” é um instrumento que permite a captação individual da voz, a ampliação e o retorno desse som somente para quem o esteja utilizando.


Ferramenta “construída” artesanalmente com tubo de PVC faz a vez de um telefone de “brinquedo” para ajudar no desenvolvimento das crianças no momento da leitura e no reconhecimento sonoro.


Na sala de aula, o “sussurrofone” traz muitos benefícios no processo de aprendizado e alfabetização das crianças e isso inclui não apenas a parte da leitura propriamente dita mas, também, as ajuda observar e diferenciar sons através do retorno que ela percebe da própria voz no momento da leitura, ou seja, o reconhecimento sonoro.


Trata-se de um fone que possibilita ao estudante ouvir a sua própria voz com nitidez, mesmo quando fala baixinho, essa individualização possibilita disponibilizar vários recursos pedagógicos como:


1. Muitos estudantes podem realizar a leitura de uma história no aparelho e cada um irá escutar somente a si mesmo, sem incomodar com o colega ao lado e ter melhor compreensão textual.


2. Na percepção sonora das palavras e suas unidades menores, letras, sílabas e rimas, com foco na aquisição da consciência fonológica.


3. Na percepção da pronúncia de uma língua estrangeira.


4. Para ganhar confiança no desenvolvimento de uma leitura proficiente com fluência.


5. No trabalho com a ortografia no ensino das trocas sonoras das letras P/B, T/D, F/V.


6. No trabalho da percepção das letras iniciais das palavras com o uso das vogais.


Como fazer?


O aparelho pode ser produzido artesanalmente com os alunos, com um custo baixo.


É preciso somente: 1) dois cotovelos de 40 mm e 2) uma luva de 40 mm. Caso não queira usar cola na junção destas peças poderá realizar com durex colorido e este já fica decorado e pronto para uso.


Chame a sua turma para fazer junto!


Elaborado por:


Profa. Valéria, doutora em Educação pela PUC-SP. Diretora Pedagógica na Apliqueducação onde cria e desenvolve jogos de alfabetização baseados em evidências de pesquisa por conta de sua longa e sólida experiência em sala de aula no Ensino Fundamental, incluindo o trabalho de com alunos da Educação Especial.






Leitura crítica e edição: Joseane Terto

11.886 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page